Divulgação de Eventos, 21/Mar/2018

Saiba como vender mais ingressos para o seu evento

O sucesso de qualquer evento depende de uma série de fatores, incluindo a dedicação dos responsáveis pela promoção do evento. Confira algumas dicas e garanta a presença de uma quantidade satisfatória de pessoas no evento:

1. Não perca tempo

Independentemente do tipo de evento e das estratégias de divulgação do mesmo, uma dica valiosa para que você saiba como vender mais ingressos para o seu evento é ter em mente que os resultados serão melhores se você não perder tempo na hora de colocar em prática seus planos. Portanto, seja prático e objetivo, priorizando ações que evitem o desperdício de tempo na divulgação do evento.

2. Crie um plano de ação

Para aproveitar o seu tempo de maneira eficaz, é preciso ter um plano de ação desde o início do processo de divulgação do evento. Assim, mesmo que você tenha pouco tempo disponível para vender os ingressos, haverá a chance de atingir suas metas sem o risco de ter prejuízos.

Além disso, um plano estratégico elaborado com cuidado ajuda a deixar o evento mais organizado, inclusive na fase de vendas de ingressos, não importa o porte do evento. O planejamento deve considerar a infraestrutura necessária, o levantamento de investimentos, as contratações, as formas mais eficientes de divulgação, entre outros fatores. Ao pesquisar e analisar previamente suas possibilidades de venda, a probabilidade de fracassar será consideravelmente menor.

Para um bom planejamento, recomenda-se a observação de eventos similares ao seu. Você pode identificar os pontos fortes deles e aplicá-los em seu plano estratégico, sempre levando em conta diversos detalhes como os objetivos, planilha de custos, o tamanho o evento, o público-alvo e as possíveis parcerias.

3. Capriche na apresentação

Saber como vender mais ingressos para o seu evento também inclui uma atenção com a apresentação do evento, seja em mídias virtuais ou em outros modos de publicidade. Caprichar no design dos materiais de divulgação é o mínimo para impulsionar a compra de ingressos, afinal, um site atraente pode converter as visitas em vendas e até mesmo um flyer original pode fazer a diferença para o êxito do seu evento.

Ao pensar na estética da divulgação, é fundamental destacar a marca do evento e estabelecer uma identidade visual, para que o público-alvo se lembre do evento com mais facilidade. Além disso, a estrutura de páginas na internet deve ser focada para a conversão de visitantes e também precisa ter um layout que possa ser adaptado para o funcionamento eficaz em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

4. Saiba onde está o seu público

Depois de definir quem são os frequentadores potenciais do seu evento, é preciso conhecer o perfil dessas pessoas e identificar que tipo de divulgação é mais eficiente para elas. No caso da publicidade on-line, além do destaque ao site oficial e a um blog específico para o evento, você pode aproveitar as inúmeras redes sociais disponíveis na rede, pois elas asseguram uma grande visibilidade ao evento, permitem a interação entre os possíveis participantes e ainda podem servir como base para estimativas de quantas pessoas pretendem comparecer no local.

Ao optar pela divulgação on-line, tome cuidado para não se atrapalhar diante de tantas plataformas. Por mais que seja uma forma consideravelmente barata e ágil de disseminar informações, a internet exige conhecimento a respeito de suas ferramentas, principalmente para algo cujo principal objetivo seja aumentar as vendas de ingressos de determinado evento. Por conta disso, é essencial conhecer os recursos de cada site, para que o evento seja divulgado de forma profissional e atraente.

5. Use uma abordagem criativa

Não adianta investir nos meios certos sem ter uma abordagem direta e criativa. Uma dica importante para saber como vender mais ingressos para o seu evento é justamente destacá-lo diante da concorrência. Você só colocará seu evento em um patamar diferenciado se apostar em formas ousadas e chamativas de divulgação, que costumam ser mais valorizadas pelo público. Sendo assim, evite práticas convencionais, tenha ideias inovadoras e deixe o senso comum de lado. Para tanto, monitore seus concorrentes e esteja sempre atualizado em relação às principais novidades do mercado.

6. Aposte no e-mail marketing

Chamar a atenção do seu público de forma direcionada é uma opção viável para conseguir vender mais ingressos. Logo, o e-mail marketing não pode ser ignorado, visto que é um recurso que pode garantir ótimos resultados para o sucesso na divulgação do seu evento, desde que os e-mails enviados para clientes em potencial não gerem spam.

A forma mais indicada para enviar e-mails é criar uma lista de possíveis consumidores e mandar o informativo por meio de uma plataforma especializada. Além disso, é aconselhável colocar links que direcionem os contatos para alguma página associada ao evento, assim, ficará mais simples para a pessoa se informar sobre detalhes do evento.

E-mails semanais são o bastante para cativar os contatos sem “forçar a barra”. Procure criar e-mails com mensagens comerciais e que despertem o interesse do público. Para isso, basta divulgar ofertas e promoções, incentivando a multiplicação da mensagem na web. Por exemplo: envie um e-mail estimulando o contato a indicar o evento a um amigo, oferecendo brindes e descontos.

7. Prepare-se para imprevistos

Assim como em qualquer profissão, imprevistos acontecem quando menos se espera. Caso algo errado aconteça durante a promoção do evento, mantenha a calma e o controle da situação, para resolver o problema com segurança. Relembre as suas metas e o plano inicial, para ajustá-lo com flexibilidade se houver necessidade.  Caso você já tenha passado por algum imprevisto ou conseguiu vender mais ingressos para o seu evento de outra forma, compartilhe sua experiência nos comentários, e não deixe de conferir novas dicas nas próximas atualizações do site.

8. Disponibilize seus ingressos online

Para facilitar ainda mais a produção do seu evento, opte por disponibilizar a venda dos seus ingressos online. Hoje em dia a venda de ingressos pela internet é imprescindível, facilitando para o público na hora de adquirir seus ingressos e ainda otimizando o trabalho do produtor de eventos, uma vez que é possível quantificar o número de ingressos vendidos e obter informações do seu público.

A Eventuzz (www.eventuzz.com) é uma plataforma completa para gestão de eventos corporativos, a única que gerencia o evento antes, durante e depois. Simples de usar, perfeita para criar a página do seu evento e vender os ingressos online.