Divulgação de Eventos, 08/Feb/2018

Dicas imperdíveis para fazer a melhor divulgação de eventos!

De nada adianta organizar e planejar seu evento da melhor maneira possível se o público alvo não sabe da sua existência. Saber como fazer a divulgação de eventos da melhor forma é um ponto muito importante para a qualidade de um evento.

É importante ressaltar que os eventos corporativos normalmente são direcionados para públicos específicos, tornando a divulgação uma tarefa dirigida para esse público e por isso é necessário ter uma estratégia bem definida para que sua mensagem chegue às pessoas certas.

A divulgação de eventos requer muita atenção!

A divulgação de eventos através das mídias sociais pode ser uma estratégia bastante interessante, no LinkedIn, é comum a existência de grupos profissionais que debatem assuntos específicos das mais diversas áreas. Utilizar esses grupos é uma boa maneira de atingir o seu público alvo. Além disso, listas de emails bem selecionadas é uma excelente maneira de chegar ao seu público.

Porém, alguns problemas são muito comuns entre os organizadores quando o assunto é divulgação de eventos. O produtor deve estar atento a alguns pontos para que seja feito da melhor maneira possível. Por isso, trouxemos esse post com dicas para a boa divulgação de um evento.

Esteja atento aos erros de grafia

Primeiramente, não caia nos vícios de linguagem e esteja atento aos erros gramaticais! Esses erros simples podem levar o público a questionar a seriedade do evento. É muito importante fazer uma revisão muito cuidadosa em todo o material que será veiculado, tanto no ambiente virtual quanto no físico.

Pense nos materiais impressos com antecedência

Uma grande parte dos organizadores deixa para resolver os materiais que serão entregues de última hora, o que acarreta inúmeras dores de cabeça. Materiais como folders, crachás, camisetas promocionais, adesivos e sacolas devem ser pensados e preparados com muita antecedência. O processo de sintetização dos layouts e as impressões não dependem apenas da comissão organizadora, mas também de outros prestadores de serviço, como gráficas e designers.

Depois de ter os layouts em mãos, o próximo passo é cotar quais fornecedores irão produzir os impressos, isso pode levar cerca de 5 dias úteis. Após ter todos os orçamentos, é só escolher o mais vantajoso e entrar em contato. Os fornecedores levam no mínimo 10 dias úteis para entregar os materiais finalizados. Depois de produzido, o material deverá ser encaminhado para o público. Ele levará até 15 dias úteis para estar nas mãos do público-alvo.

Por isso, planejar os materiais com antecedência é tão importante. Caso você vá realizar um evento, é necessário ter tudo pronto de preferência alguns meses antes do início dele.

Erros mais comuns na divulgação de um evento

Local

É muito comum os organizadores enviarem e-mails ou prepararem algum material em que alguma informação está faltando. Por exemplo, o e-mail consta o endereço do local mas não consta a cidade e nem o estado.

Telefone

Assim como esquecem a respeito do local, o esquecimento do código de área do telefone de contato é muito frequente. Assim, os participantes acabam tendo dificuldades para entrar em contato.

Horário

Por incrível que pareça, a ausência do horário em que o evento irá começar é outro erro muito comum.

E-mail

Não deixe a caixa postal sobrecarregada, isto impede que interessados no evento entrem em contato ou quem sabe até possíveis patrocinadores.

Data

Muitos organizadores esquecem de pôr a data completa com dia, mês e ano em suas peças de divulgação.

 

Saiba o tempo ideal para iniciar a divulgação de um evento

Geralmente quando o evento conta com vendas e inscrições, o ideal é começar a divulgação com bastante antecedência. Como é algo que o público terá que amadurecer a ideia de ir ou não para o seu evento, é preciso um período mais longo de divulgação.

Com eventos que não contam com inscrições antecipadas e que basta o participante comparecer no dia, o recomendado é começar a divulgação 30 dias antes do evento.

A divulgação de eventos não é nada sem um plano de marketing. Você precisa do apoio de um plano de marketing para que a divulgação de eventos seja efetiva e decole o seu evento!

É preciso manter todos os envolvidos (patrocinadoresparticipantes e sua equipe) bem informados e engajados sobre todo o ciclo do evento (da preparação à realização).
Se estiver agora se perguntando como fazer isso ou curioso para saber como outros organizadores conseguem realizar a divulgação de eventos de maneira efetiva, siga o roteiro e descubra como implementar um plano de marketing para seu evento.